LEGISLAÇÃO

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
----- Legislação Específica
Despacho Interno

Contrapartida para formadores (até 31 de dezembro de 2015)

Despacho de Formadores Internos

Contrapartida para formadores (a partir de 01 de janeiro de 2016)

Despacho Formadores ACD

Contrapartida para os formadores de Ações de Curta Duração (a partir de 28 de maio de 2018)

Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro

Novo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores

Decreto-Lei n.º 127/2015, de 7 de julho

Regula as competências e funcionamento dos CFAEs

Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio

Avaliação, certificação e reconhecimento da formação acreditada

Despacho n.º 5418/2015, de 22 de maio

Correspondência com antigo Regime Jurídico da Formação Contínua

Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio

Processo de reconhecimento e certificação das ações de formação de curta duração

Declaração de retificação n.º 470/2015, de 11 de junho

Retificação ao Despacho n.º 5741/2015 - Ações de curta duração

Despacho n.º 9726/2018 de 17 de outubro

Representantes do CFAE em Mobilidade Estatutária

Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro

Formação abrangida na dimensão científica e pedagógica

Despacho n.º 6851-A/2019, de 31 de junho

Procede à 1ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro

Despacho n.º 2053/2021 de 24 de Fevereiro

Procede à 2ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro.

Despacho n.º 4840/2023

Procede à 3.ª alteração do Despacho n.º 779-2019, de 18 de janeiro.

Carta Circular 1 – fevereiro de 2019

Alteração aos critérios de acreditação de ações na dimensão científica e pedagógica

Carta Circular 3 de março de 2019

Regulamentação do despacho 779/2019

Carta Circular 4 de maio de 2019

Esclarecimentos sobre ações de formação referentes à componente de Cidadania e Desenvolvimento e sobre prazos de reapreciação de ações relacionadas com o Despacho 779/2019

Carta Circular 5 de junho de 2019

Esclarecimento sobre a acreditação de ações de formação relacionadas com o Decreto-Lei n.º 54/2018

Carta Circular 1/2020

COVID-19-Possibilidade de formação “em regime presencial” passar para “regime à distância”.

Carta Circular 2/2020

COVID-19-Prorrogação do prazo validade da acreditação da formação.

Carta Circular 3/2020

Prorrogação do prazo estabelecido na carta circular CCPFC – 1/2020, de março de 2020, “COVID-19-possibilidade de formação “em regime presencial” passar para “regime à distância”.

Carta Circular 4/2020

Prorrogação, até 31 de julho de 2021, do prazo estabelecido na carta circular CCPFC – 1/2020, de março de 2020, “COVID-19 – possibilidade de formação “em regime presencial” passar para “regime à distância”.

Carta Circular 2/2021

Prorrogação, até 31 de dezembro de 2021, do prazo estabelecido na carta circular CCPFC – 1/2020, de março de 2020, “COVID-19 – possibilidade de formação “em regime presencial” passar para “regime à distância”.

----- Dispensas para Formação
Portaria n.º 345/2008

Dispensas para formação

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE (ADD)
2ª Nota Informativa DGAE de 10 de agosto 2020

Recuperação do Tempo de Serviço - 2 anos, 9 meses e 18 dias.

Nota informativa da DGAE de 15 de junho de 2020

Avaliação do desempenho docente e formação contínua de docentes

AVALIAÇÃO EXTERNA DE DESEMPENHO DOCENTE (AEDD)
Despacho n.º 4272-A/2021, de 27 de abril

Procede à adequação dos prazos dos procedimentos de Formação contínua e Avaliação do Desempenho Docente e Observação de Aulas, relativos aos anos escolares de 2019-2020 e 2020-2021.

Perguntas Frequentes sobre a Circular n.º B20028014G de 14 de Abril de 2020

Formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas, em tempo de exceção

Circular n.º B20028014G de 14 de Abril de 2020

Formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas, em tempo de exceção

ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
Decreto-Lei n.º 41/2012 de 21 de fevereiro

Estatuto da carreira docente

Portaria n.º 119/2018 de 4 de maio

Reposicionamento dos Docentes

3ª Nota Informativa DGAE de 05 de novembro 2021

Recuperação do Tempo de Serviço - 2 anos, 9 meses e 18 dias.

REGIME DE AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
CERTIFICAÇÃO TIC
EDUCAÇÃO SEXUAL
PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS – FORMAÇÃO
POCH
RECURSOS HUMANOS
OUTROS
EDUCAÇÃO
Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho

Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão.

Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro

Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.

Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho

Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário.

Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto

Procede à regulamentação das ofertas educativas do ensino básico e o regime dos cursos artísticos especializados.

Portaria n.º 226-A/2018 de 7 de agosto

Procede à regulamentação dos cursos científico -humanísticos.

Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho

Aprova as Aprendizagens Essenciais

Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho

Procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa.

ENEC

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho

Aprova o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

PASEO

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021

Aprova o Plano 21|23 Escola+, plano integrado para a recuperação das aprendizagens.

PLANO 21/23 ESCOLA+

Plano de Recuperação de Aprendizagens

Portaria n.º 180/2019 de 11 de junho

Define as condições em que as escolas, no âmbito da AFC podem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares -base.

Portaria n.º 306/2021 de 17 de dezembro

Procede à primeira alteração à Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho.

Despacho n.º 1689-A/2021

Altera o calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino e o calendário das provas e exames, aprovados pelo Despacho n.º 6906-B/2020, de 2 de julho.

Despacho n.º 6147/2019

Define as linhas orientadoras a adotar pelas escolas na organização e realização das atividades: visitas de estudo, passeios escolares, entre outras.

Portaria n.º 194/2021 de 17 de setembro

Define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.

Despacho n.º 1689-A/2021

Altera o calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas e o calendário das provas e exames (2021-2022)