Diários de aprendizagem e rubricas de avaliação com recurso ao Padlet e Teams turma T1

Apresentação

No sentido de dar cumprimento à implementação do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) e às prioridades estabelecidas para as bibliotecas escolares no presente ano letivo, os docentes das Equipas do PADDE e da Biblioteca Escolar vêm propor a realização de um conjunto de ações formativas, na modalidade de Ação de Curta Duração, com os objetivos de dar a conhecer recursos e ferramentas digitais e de formar os docentes na sua utilização, de modo a que estes os integrem nas suas práticas pedagógicas e os rentabilizem no trabalho com os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Desenvolver nos educadores/docentes, competências digitais relacionadas com a utilização das plataformas e suas aplicações, Office 365 e E360, em todo o trabalho organizacional no Agrupamento, nomeadamente na comunicação entre professor/aluno/Encarregado de educação; - Sensibilizar os docentes para a utilização de ferramentas e recursos digitais de modo que estes os integrem na sua prática profissional e pedagógica, aplicando metodologias ativas e cumprimento e treino das competências digitais, necessárias a professores e alunos no século XXI; - Potenciar a utilização de recursos e ferramentas digitais integradas no currículo das diferentes áreas disciplinares, colocando os alunos não só como utilizadores, mas também como produtores de conteúdos; - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso a tecnologia com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens; - Promover o trabalho colaborativo dentro de cada grupo disciplinar, com recurso preferencial à plataforma do Agrupamento - Office 365 e suas aplicações Por exemplo na criação de rubricas ou outras tarefas interativas.

Conteúdos

• Apresentação de alguns exemplos de aplicação da ferramenta padlet em sala de aula ou em termos de organização escolar, de forma mais ampla na Educação, explorando algumas vertentes pedagógicas na sua utilização. • Criar conta na ferramenta por referência de outro utilizador/sem referência e diferenças no processo; • Mostrar as diferentes potencialidades do padlet como ferramenta digital colaborativa; • Como construir de raiz um padlet, tipologia, postagem de textos, imagens, vídeos e outros conteúdos, nomeadamente para utilização em projetos de leitura ou outros, debates e exposições. • Mostrar as diferenças/limitações entre plano gratuito e plano pago. • Exploração do menu lateral para posterior navegação na plataforma: painéis; Galeria; Configurações, nomeadamente o idioma, o que permite a inclusão dos alunos estrangeiros; escolha do layout: Mural, Linha do tempo, Mapa, Coluna , Fluxo, Prateleira, Conversa, ... • Personalização do padlet: Título e descrição; Fundo (imagem ou cor); Fonte e layout; • Configurações de moderação e privacidade; • Adição de Conteúdo; Compartilhamento e colaboração: o Controle de acesso: público, privado, senha; o Permissões: leitura, escrita, moderação. o Compartilhar via link, QR code ou incorporação. • Gestão de padlets: Duplicar, arquivar, apagar, bem como a organização em pastas. • Interação e Avaliação - Reações: curtidas, estrelas, votos; Comentários nos posts; Moderação ativa. • Alguns exemplos por área disciplinar: o Ciências: mural de experiências/glossários. o Português: produções textuais/projetos de leitura. o Matemática: resolução de problemas. o História/Geografia: mapas e linhas do tempo. o Artes: exposição de trabalhos visuais. o Educação Infantil: fotos, áudios, desenhos. • Boas Práticas na utilização do Padlet – estabelecer regras claras. • Incentivar a participação com respeito, segurança e privacidade. • Funcionalidades da Inteligência Artificial no Padlet: o Uso do recurso de IA do Padlet (Magic Padlet ou Magic Post): o Geração automática de Padlets com base em temas. o Sugestão de títulos, descrições e conteúdos. o Apoio para brainstorming com alunos. o Dicas de uso pedagógico:  Propor um tema e deixar que a IA organize o mural inicial.  Usar como ponto de partida para debates e revisões críticas.  Desenvolver pensamento crítico ao comparar ideias da IA com as dos alunos. o Considerações:  Complementar, e não substituir a mediação docente.  Avaliar criticamente o conteúdo gerado. • Explorar, criar e inovar com o Padlet! • Partilha de experiências e esclarecimentos de dúvidas.

Anexo(s)

Formador

Maria de Fátima Macedo Rodrigues

Início: 26-05-2025
Fim: 12-06-2025
Acreditação: CFAEDT-ACD 2025/06
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: São João da Pesqueira