
Comunicação e organização no Agrupamento com o auxílio das plataformas Office 365 e E360 turma T1
Apresentação
No sentido de dar cumprimento à implementação do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) e às prioridades estabelecidas para as bibliotecas escolares no presente ano letivo, os docentes das Equipas do PADDE e da Biblioteca Escolar vêm propor a realização de um conjunto de ações formativas, na modalidade de Ação de Curta Duração, com os objetivos de dar a conhecer recursos e ferramentas digitais e de formar os docentes na sua utilização, de modo a que estes os integrem nas suas práticas pedagógicas e os rentabilizem no trabalho com os alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Desenvolver nos educadores/docentes, competências digitais relacionadas com a utilização das plataformas e suas aplicações, Office 365 e E360, em todo o trabalho organizacional no Agrupamento, nomeadamente na comunicação entre professor/aluno/Encarregado de educação; - Sensibilizar os docentes para a utilização de ferramentas e recursos digitais de modo que estes os integrem na sua prática profissional e pedagógica, aplicando metodologias ativas e cumprimento e treino das competências digitais, necessárias a professores e alunos no século XXI; - Potenciar a utilização de recursos e ferramentas digitais integradas no currículo das diferentes áreas disciplinares, colocando os alunos não só como utilizadores, mas também como produtores de conteúdos; - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso a tecnologia com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens; - Promover o trabalho colaborativo dentro de cada grupo disciplinar, com recurso preferencial à plataforma do Agrupamento - Office 365 e suas aplicações Por exemplo na criação de rubricas ou outras tarefas interativas.
Conteúdos
Apresentação das várias aplicações e funções inerentes às Plataformas Office 365 e E360. Office 365 Configuração de conta – email pessoal para recuperação da palavra passe; → Outlook – Criação de contatos, grupos de contactos, (por exemplo professores de Conselho de Turma/Encarregados de Educação de uma turma), lista de Contatos; definições – assinatura, anular envio, anexar, pedido de confirmação de leitura de email, … → Onedrive – partilha direta de ficheiros e pastas, como leitor/editor, restauro de uma das versões do histórico ou por envio de link em email, edição de documentos online, … → Forms – construção de formulário com diferentes tipos de questões, adição de colaboradores, envio de respostas por link, código QR, por email, criação de link para duplicar, ... → SharePoint – Divulgação dos vários “núcleos” já criados, nomeadamente o aceder a documentos estruturantes do Agrupamento; → Class Note Book – Blocos colaborativos com alunos ou de trabalho individual, criação de separadores e distribuição de tarefas, partilha de um exemplo de caderno digital como complemento da desmaterialização dos manuais digitais; → Sway – Criação de um novo projeto, inserir imagens, texto, ... - ferramenta como exemplo para publicações de atividades realizadas pelos alunos e posterior publicação na página do agrupamento. → White Board – apresentação de algumas funcionalidades, integrando o mesmo na videoconferência; → Teams – botões da videoconferência; marcação de reuniões; opções de reunião; adição de membros/proprietários às equipas, salas simultâneas, criação de tarefas com ou sem recurso a tarefas existentes, em simultâneo para mais que uma turma, calendarização ou atribuição na hora, construção de rubricas, exportação, importação de ficheiros CSV, … E360 → Entrada na plataforma; → Registo de sumários componente letiva e não letiva; → Passo a passo nos procedimentos apenas como professor: Registo da falta da assiduidade dos alunos ou de algum comportamento menos próprio específico de um aluno, trabalho de casa ou outras observações da turma em geral; relatórios de diário de aulas ou progresso de aulas; Registo de avaliação intercalar ou final de período, apreciação aluno a aluno em cada um dos parâmetros, comportamento, TPC, participação, aproveitamento...; → Passo a passo nos procedimentos como Diretor de Turma ou gestor de turma: justificação de faltas- unitária/em bloco; faltas de material conversão para falta de presença; validação das propostas de classificações, validação de pauta, relatório de assiduidade de um aluno para envio para o Encarregado de Educação;
Anexo(s)
Formador
Maria de Fátima Macedo Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |