Promoção de competências de leitura e de escrita no ensino pré escolar e no 1.º ciclo do ensino básico turma T1
Apresentação
O domínio de competências orais,leitoras e de escrita é essencial para o acesso ao conhecimento.Numa sociedade e num mundo cada vez mais global, a informação está disponível, circulando através dos mais variados dispositivos tecnológicos.Assistimos, cada vez mais, a movimentos migratórios, pelas mais variadas razões, o contribui para que as escolas sejam locais, cada vez mais, plurilingues e pluriculturais.Nesta diversidade linguística, cultural e da informação, importa que os cidadãos dominem as competências atrás referidas, sob pena de ficarem excluídos. Os resultados das Provas de Aferição do 1.ºCEB evidenciam que uma percentagem significativa dos alunos obtém resultados pouco satisfatórios,nos domínios relacionados com a leitura e escrita.Os dados do PISA mostram que os desempenhos, ao nível de competências em leitura e escrita, se situam em níveis baixos,comparados com outros países.Urge inverter esta tendência, com enfoque na Educação Pré-Escolar (EPE) e no 1.º CEB,etapas iniciais da vida escolar, promovendo as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e escrita,e identificando sinais de risco de insucesso. Reconhecendo-se a necessidade de identificar,atempadamente, as dificuldades que poderão pôr em causa a aprendizagem destas competências, na revisão das Orientações Curriculares para a EPE,apresentam-se algumas diretrizes para a intervenção.As AE do 1.º CEB elencam as AE para ler, compreender, interpretar, comunicar, inferir,que os alunos deverão mobilizar para enfrentar os desafios do presente e do futuro.Urge que professores e educadores possuam conhecimentos atualizados e instrumentos que lhes possibilitem identificar e intervir perante as dificuldades de leitura/escrita.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110.
Objetivos
Atualizar conhecimentos relativamente às competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita; Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural, Perceber eventuais dificuldades que os alunos possam apresentar durante o processo de aprendizagem da leitura e escrita e desenhar estratégias de intervenção; Produzir materiais e/ou instrumentos para o ensino da leitura e escrita; Avaliar as práticas desenvolvidas e refletir sobre o seu impacto e eficácia; Promover o debate e a troca de experiências didáticas entre os docentes com base nos materiais desenvolvidos nas sessões presenciais e em trabalho autónomo.
Conteúdos
A Oficina de Formação decorrerá numa perspetiva teórico-prática com forte incidência na articulação entre as aprendizagens adquiridas nas sessões presenciais e a realização de trabalho autónomo, com vista a que esta formação possa ter impacto nas aprendizagens dos formandos. Módulo 1 (2 h) Análise reflexiva relativa à aprendizagem da leitura e escrita, de acordo com os documentos orientadores: Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Módulo 2 (5 h) O conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento nos domínios fonológico, morfológico, sintático, lexical, textual e discursivo. Pré-requisitos para aprender a ler e as competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. A promoção da literacia emergente nos anos pré-escolares. Identificação de dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita Módulo 3 (6 h) Dificuldades de leitura: avaliação e intervenção. A avaliação e a intervenção ao nível da fluência da leitura. A avaliação e a intervenção ao nível da compreensão da leitura. Análise e conceção de materiais pedagógicos e elaboração de propostas pedagógicas. Módulo 4 (6 h) A escrita: apontamentos sobre as fases do ensino e da aprendizagem da escrita. A avaliação e a intervenção ao nível da escrita. Análise e conceção de materiais pedagógicos e elaboração de propostas pedagógicas. Módulo 5 (3 h) Diversidades sociolinguísticas: Português Língua Não Materna como como via de inclusão. Identificação de atividades para a integração dos alunos PLNP nos contextos escolares. Módulo 6 (3 h) Apresentação dos trabalhos da componente autónoma
Avaliação
A avaliação traduz-se numa avaliação quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no n.º 2 do artigo 46.º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões, tendo em conta a pertinência e fundamentação das intervenções (20%); - Execução de trabalhos ao longo da formação: qualidade dos trabalhos e adequação às temáticas (30%); - Elaboração de um relatório de reflexão crítica (50%).
Bibliografia
Beard, R, Siegel, L.S., Leite, I.& Bragança, A. (2010). Como se aprende a Ler? Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.Projeto INCLUDEED (2022). Guia para a inclusão linguística de migrantes. Ediciones Universidad de Salamanca: https://eusal.es/eusal/catalog/book/978-84-1311-659-4Tavares, C.F. (2007). Didáctica do Português Língua Materna e Não Materna no Ensino Básico. Porto: Porto Editora.Viana, F. L., Ribeiro, I. S., Fernandes, I., Ferreira, A., Leitão, C., Gomes, S. Mendonça, S. & Pereira, l. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria à Prática Pedagógica. Coimbra: Almedina: https://hdl.handle.net/1822/11219Esteves, S. (2013). Fluência na Leitura da Avaliação à Intervenção, Guia Pedagógico. Viseu: Psicosoma
Formador
Paulo Jorge de Brito Oliveira