Das ardósias à Inteligência Artificial: o que muda na Educação? turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Conhecer os benefícios do uso da IA em contextos educativos. • Refletir sobre o uso crítico, ético e responsável da IA na educação. • Conhecer exemplos da utilização da IA na educação.
Conteúdos
A partir de um percurso metodológico do uso das tecnologias na educação, discutiremos nesta palestra sobre as potencialidades da inteligência artificial (IA) e como ela está revolucionando a forma como aprendemos e ensinamos. Os impactos da IA na educação são amplos e profundos, transformando desde a maneira como os conteúdos são apresentados até a forma como avaliamos a aprendizagem, isto porque a IA oferece ferramentas cada vez mais sofisticadas para personalizar o que aprendemos, automatizar tarefas e otimizar a experiência tanto de alunos quanto de professores. À medida que IA se torna cada vez mais presente no quotidiano social, a educação enfrenta a imperativa tarefa de preparar educadores e gestores escolares para compreender os fundamentos da IA e seus impactos, a fim de utilizá-la de forma responsável e maximizar seu potencial na transformação do ensino e da aprendizagem. Assim, a IA tem o potencial de transformar a educação de maneiras profundas e positivas. No entanto, é importante abordar os desafios e garantir que a tecnologia seja utilizada de forma ética e responsável, sempre colocando a aprendizagem dos alunos em primeiro lugar.