A utilização de ferramentas digitais no apoio ao planeamento e execução dos regimes misto e não presencial um contributo para a promoção do sucesso escolar. turma T3
Apresentação
A presente ação, visa dotar os professores e alunos de novas ferramentas que otimizem o trabalho colaborativo resultante do novo paradigma da autonomia e flexibilidade curricular emanada do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho. A utilização destas tecnologias em sala de aula, tem em vista a construção e aplicação de cenários de aprendizagem que promovam a investigação, a criatividade e o trabalho colaborativo dos alunos e se constituam como uma mais-valia do processo de ensino-aprendizagem, respondendo aos projetos dos Agrupamentos de Escolas que conceberam planos de ação estratégica com vista à melhoria do sucesso escolar, desafiando a pedagogia tradicional quanto aos modos de funcionamento da escola e da sua relação com a comunidade. Pretende-se dotar os docentes com conhecimentos para apoio ao planeamento e execução na modalidade do ensino misto e não presencial, apresentando tecnologias educativas que os possam auxiliar na sua ação pedagógica.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Executar procedimentos subjacentes à criação de um ambiente de trabalho para o ensino misto e não presencial; - Trabalhar com tecnologias educativas com vista à promoção do sucesso escolar; - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens. - Implementar novas práticas colaborativas no âmbito da flexibilização curricular; - Contribuir para uma mudança na organização e nos métodos pedagógicos na sala de aula; - Fomentar o trabalho em rede com recurso a ferramentas digitais; - Construir, testar e partilhar novos materiais pedagógicos utilizando ferramentas digitais em contexto de sala de aula;
Conteúdos
Módulo 1 (3h): Apresentação do formador, dos formandos e da oficina de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma, conceito de plataforma, aplicação e ferramenta digital de ensino, aprendizagem e avaliação, acesso à aplicação Googe Drive, expetativas dos formandos na formação com recurso à ferramenta Mentimeter, exploração da ferramenta Mentimeter, construção do Portefólio Individual / diário da formação com a ferramenta Padlet, exploração da ferramenta Padlet, apresentação da plataforma Google Workspace e suas potencialidades educativas. Módulo 2 (5h): Exploração técnica e pedagógica do LMS Google Workspace: atividade, correio eletrónico, grupos, tarefas, calendário, partilhas, aplicações, descarregar a aplicação Google Drive para o ambiente de trabalho do computador, discos partilhados, acesso a ficheiros off-line. Módulo 3 (5h): Exploração das aplicações do Google Workspace para o ensino e aprendizagem: Gmail, Calendar, Google Drive, Google Sites, Google Meet. Módulo 4 (5h): Exploração das aplicações do Google Workspace para a avaliação pedagógica: Google Docs, Google Sheets, Slides, Google Forms (formulários e questionários), Classroom. Módulo 5 (3h): Exploração do Gemini (AI da Google) no processo de ensino/aprendizagem. Módulo 6 (4h): Realização da seguinte atividade no Portefólio Individual: levantamento das plataformas, aplicações e ferramentas digitais de formação e ensino-aprendizagem abordadas na formação e reflexão sobre as respetivas vantagens e desvantagens no âmbito da sua aplicação em contexto educativo. Apresentação do Portefólio individual produzido pelos formandos no decorrer da formação. Avaliação da ação, orientações para elaborar a reflexão crítica e arquivo de documentação na aplicação Google Drive.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos dois itens gerais: - 25% (participação); - 75% (trabalho produzido).
Bibliografia
DIAS, Ana Augusta Silva; GOMES, Maria João (coord.) E-learning para e-formadores. Guimarães: TecMinho/Gabinete deFormação Contínua da Universidade do Minho, 2004.SAMPAIO, A. Uma abordagem ao e-learning na formação profissional: estratégias para o sucesso de modelos de aprendizagem assíncronos, sem sistema de tutoria. Tese de Mestrado: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,2011.ALMEIDA, M. Formando professores para atuar em ambientes de aprendizagem interativos e colaborativos, inhttps://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf [Consult. 2020-12-17].Braga, Denise Bértoli (2013) - Ambientes Digitais - reflexões teóricas e práticas, Cortez Editora, SP, BrasilGuia definitivo para o Google - Domine a Web, Disponível em https://books.google.pt/books?id=obqoBwAAQBAJ&pg=PA56&dq=google+drive&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiC_cXr4JrfAhVOzoUKHRKRChsQ6AEINTAC#v=onepage&q=google%20drive&f=false. Consultado em 23-11-2022