Inovação Pedagógica em TIC: Desafios e soluções contemporâneas turma T1

Apresentação

A rápida evolução tecnológica impõe desafios sem precedentes ao setor educativo, exigindo uma resposta imediata e estratégica que alinhe competências tecnológicas avançadas com uma sólida compreensão dos princípios de segurança digital e do impacto da IA no processo educativo. Esta necessidade de adaptação e inovação pedagógica constitui a base desta formação para docentes do grupo de recrutamento 550 visando não apenas corresponder às exigências contemporâneas do ensino, mas também antever as necessidades educativas futuras. Ao capacitar os docentes com um leque abrangente de ferramentas tecnológicas e metodologias pedagógicas inovadoras, pretende-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Esta oficina não só atende aos objetivos estratégicos nacionais de fomentar a inovação no ensino, como também se alinha aos objetivos e promover um ambiente educativo que seja simultaneamente estimulante, seguro e concorrente para o desenvolvimento das áreas de competência prevista no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 550.

Objetivos

• Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); • Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; • Capacitar docentes para a integração eficaz de programação e robótica no currículo; • Desenvolver competências avançadas em desenvolvimento de software que fomentem a criatividade e a inovação na criação de soluções digitais; • Desenvolver competências críticas em segurança digital e cidadania na Internet; • Explorar as potencialidades e desafios éticos da aplicação da IA na educação; • Capacitar docentes para produzir e gerir conteúdos multimédia; • Incentivar o uso de metodologias ativas de aprendizagem que promovam a inovação pedagógica e a interdisciplinaridade.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) • Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos) • O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA) • As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina) Módulo 2 – Programação, Pensamento Computacional e Robótica (10 horas) · Fundamentos de Programação e Pensamento Computacional: conceitos básicos; estruturas de dados e algoritmos · Introdução à Robótica Educativa: princípios básicos, kits e projetos simples · Aplicação Prática em Projetos de Robótica: resolução de problemas, criatividade e colaboração Módulo 3: Desenvolvimento avançado e criativo de software (10 horas) · Técnicas avançadas de programação: algoritmos complexos e desenvolvimento ágil · Criatividade no desenvolvimento de Software: Metodologias para a inovação e criatividade · Projeto prático de desenvolvimento: aplicação dos conceitos aprendidos Módulo 4 - Segurança Digital e Cidadania na Internet (10 horas) · Fundamentos de Segurança Digital: conceitos-chave, prevenção de cibercrimes; proteção de dados · Educação para a Cidadania Digital: práticas seguras, pensamento crítico sobre informação digital · Metodologias Pedagógicas: Estratégias, casos práticos e simulações Módulo 5 - Inteligência Artificial (IA) na Educação (10 horas) · Princípios Básicos da IA: conceitos e aplicações práticas na educação · Estratégias para a Integração da IA: personalização da aprendizagem e avaliação formativa · Questões Éticas da IA na Educação: análise das diretrizes da OCDE para o uso ético e responsável da IA Módulo 6: Tecnologias multimédia e Produção de conteúdos digitais (10 horas) · Ferramentas de edição multimédia: software de edição de áudio, vídeo e imagem · Design e produção de conteúdos digitais: princípios de design gráfico e produção de vídeo · Projeto de criação de conteúdo digital: planeamento e execução de um projeto de conteúdo digital Módulo Final - Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos (2,5 horas)

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfStrategies to include computational thinking in school curricula http://www.eun.org/documents/411753/817341/Computational_thinking_report_2018.pdf/4d3d6fa0-dedd-4b62-a201-a26bf4dfd3a0Professional Development for Teachers in the Age of AI European Schoolnet Academy Thematic Seminar Report http://www.eun.org/documents/411753/11183389/EUNA-Thematic-Seminar-Report-V5.pdf/b16bf795-b147-43ac-9f58-4dd1249b5e48Regulamento do parlamento europeu e do conselho que estabelece regras harmonizadas em matéria de inteligência artificial (regulamento inteligência artificial) e altera determinados atos legislativos da união https://eur-lex.europa.eu/resource.html?uri=cellar:e0649735-a372-11eb-9585-01aa75ed71a1.0004.02/DOC_1&format=PDF

Início: 27-02-2025
Fim: 17-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128098/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Moimenta da Beira