Astronomia Digital Uma abordagem tecnológica e interdisciplinar turma T1
Apresentação
O atual Perfil dos Alunos, em articulação com as Aprendizagens Essenciais, implica utilizar novas abordagens pedagógicas, tendo o mundo digital uma grande quantidade de ferramentas que podem ser muito úteis. A Astronomia, para além da sua relevância curricular, apresenta um carácter interdisciplinar que reforça o fascínio e a motivação dos alunos para esta ciência, podendo até ser considerada uma "ciência portal". A utilização da Astronomia no ensino reveste-se dum carácter pedagógico muito interessante e abrangente pois permite a aprendizagem de várias ciências físicas e naturais: física, química, biologia, geologia, etc. Assim, na presente oficina de formação, partindo da análise das Aprendizagens Essenciais que direta e indiretamente podem ser trabalhadas com a astronomia, serão apresentadas várias atividades práticas que agilizem a sua implementação em sala de aula, com recurso a várias ferramentas digitais e equipamentos tecnológicos que atualmente temos disponíveis nas nossas escolas. Também se pretende dotar os professores com conhecimentos e metodologias ativas que os possam auxiliar na sua ação de ensino, aprendizagem e avaliação pedagógica nesta nova realidade digital.
Destinatários
Professores dos Grupos 230, 510, 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 510, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 510, 520.
Objetivos
- Compreender as potencialidades de metodologias ativas com recurso a tecnologias no desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais; - Promover o trabalho colaborativo entre docentes do mesmo Departamento Curricular criando ambientes de trabalho em contextos diversificados e interdisciplinares; - Trabalhar com recursos e tecnologias educativas digitais que incrementem o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens com vista à promoção do sucesso escolar; - Capacitar os docentes na utilização de ferramentas digitais que auxiliam o ensino e a aprendizagem das Ciências;
Conteúdos
Módulo 1 presencial (2 horas) - Apresentação do formador, dos formandos e dos conteúdos da ação. - Avaliação dos conhecimentos e expetativas dos formandos relativamente às temáticas a abordar. - Organização do trabalho das sessões (calendarização, critérios de avaliação, funcionamento e atividades a desenvolver). Módulo 2 online (6 horas) Introdução à utilização de tecnologias digitais como recurso educativo em sala de aula. - Reflexão sobre as potencialidades vs constrangimentos do uso de equipamentos e tecnologias na lecionação das disciplinas de ciências. - Reflexão sobre a importância do trabalho colaborativo e interdisciplinar entre docentes de FQ e CN/BG. - Exploração de várias plataformas de aprendizagem e de recursos educativos nas áreas das ciências físicas e naturais. - Exploração de várias plataformas de simulação experimental e laboratório virtual. - Exploração de vários softwares/plataformas de aprendizagem online. - Exploração de várias apps de telemóvel para atividades laboratoriais, de exploração espacial, de observação do céu, de realidade aumentada ou de gamificação, para a melhoria do ensino experimental das ciências. - Abordagem e exploração da Inteligência Artificial em contexto de sala de aula. - Partilha de experiências entre formador e formandos. Módulo 3 presencial (9 horas) - Exploração de ferramentas digitais (em telemóveis, tablets, computadores) para utilização com os alunos, em sala de aula. - Exploração de equipamentos digitais (Óculos de Realidade Virtual, Telescópios, Impressoras 3D, Robôs, etc) para utilização com os alunos, em sala de aula. - Sessão de observação do céu com binóculos e telescópios. Módulo 4 online (6 horas) - Construção de cenários de aprendizagem e recursos educativos utilizando várias ferramentas e equipamentos digitais apresentadas ao longo da formação. - Apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos formandos. - Avaliação das aprendizagens. Módulo 5 presencial (2 horas) - Reflexão sobre as atividades desenvolvidas por cada formando e do resultado da sua implementação em contexto de sala de aula. - Avaliação global da oficina de formação.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. A avaliação contínua será baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões (20%); - Diário de aprendizagem (15%); - Conteúdos produzidos (50%); - Relatório de reflexão crítica (15%).
Bibliografia
https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico; https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundarioCardoso, J. R. (2013). O Professor do Futuro. Lisboa: Guerra e Paz.Michael Hoskin; The Cambridge Concise History of Astronomy, Cambridge University PressFrank H. Shu; The Physical Universe: An Introduction to Astronomy, University Science BooksArjuna C. Panzera; Astronomia no Ensino de Ciências, Fino Traço Editora / Editora UFMG
Formador
Paulo Manuel da Silva Salvado Sanches