Ensinar e Avaliar para aprender - mudança de práticas em contexto de sala de aula turma T1
Apresentação
O tema da avaliação ganhou, ao longo dos últimos anos, uma centralidade inquestionável nas escolas. Os professores entenderam as mudanças significativas ocorridas ao nível do currículo e o significado da avaliação como parte integrante na gestão desse currículo. Avaliar é o processo que possibilita aprender e ensinar melhor, e que possibilita que professores e alunos possam rever, ajustar e melhorar quer o ensino, quer a aprendizagem. No entanto, importa que, cada vez mais os docentes recorram a instrumentos pedagógico-didáticos suscetíveis de gerar mudanças positivas e que façam uso de melhores métodos, técnicas e instrumentos de recolha de informação que auxiliem os alunos a atingir os conhecimentos, competências e atitudes previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, partindo da reflexão de problemas, temas e situações emergentes, quer no sistema educativo quer na escola, pretende-se promover uma reflexão participada e aprofundada de conceitos estruturantes que apoiam as práticas, promovendo um processo de reflexão-ação-reflexão, com vista ao desenvolvimento de hábitos de trabalho colaborativo. Apoiados nesta comunidade de aprendizagem os professores serão incentivado a construir material para ser usado em contexto real e a experimentar novas práticas e técnicas como melhoria e rentabilidade da sua ação pedagógica.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
Elaborar e testar recursos educativos de suporte e de desenvolvimento de competências transversais em contexto de sala de aula. Explorar questões e problemas relacionados com o ensino, a aprendizagem e a avaliação de competências transversais. Partilhar ideias, materiais e métodos que contribuam para a melhoria das aprendizagens dos alunos. Aprofundar e explorar técnicas de avaliação formativa, em contexto de sala de aula. Contribuir para o desenvolvimento conhecimentos no domínio da avaliação, congruentes com as orientações curriculares.
Conteúdos
Currículo, Pedagogia e Avaliação Natureza e Princípios da Avaliação O ensino, a aprendizagem e avaliação de competências transversais Avaliação Pedagógica: conceitos estruturantes práticas que podem fazer a diferença. Apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos formandos no âmbito da oficina
Avaliação
- Participação nas sessões presenciais: pertinência e qualidade das participações. - Participação em Fóruns/ Chat, nas sessões síncronas e assíncronas - Apresentação de práticas pedagógicas e discussão em plenário. - Relatório crítico escrito, individual, de acordo com os parâmetros pré definidos e rubrica associada. - A avaliação final terá em conta a participação nas atividades, os materiais produzidos e o relatório individual.
Bibliografia
Fernandes, D. (2022). Avaliar e aprender numa cultura de inovação pedagógica. Lisboa. Leya Educação.Fernandes, D. (2021). Para uma fundamentação e melhoria das práticas de avaliação pedagógica no âmbito do Projeto MAIA. Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção - Geral da Educação.Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. In J. M. DeKetele & M. P. Alves (Orgs.) Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora.Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Cacém: Texto Editores.Gardner, H. (1991). The unschooled mind: How children think and how schools should teach. New York: Basic Books.
Formador
Carla Sandra Coelho Azevedo