Ensino/Aprendizagem com Recurso às Tecnologias Digitais nas Ciências Sociais e Humanas. turma T1
Apresentação
O Perfil dos Alunos, em articulação com as Aprendizagens Essenciais, implica novas abordagens pedagógicas. Por isso, esta oficina visa promover a integração pedagógica de ferramentas e aplicações que se encontram disponíveis. Pretende-se incentivar os formandos a saber utilizar essas mesmas ferramentas em processos comunicacionais com os alunos, tornando as suas aulas mais apelativas pela utilização de metodologias modernas e mais próximas do que os alunos utilizam no seu dia-a-dia.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 200, 400, 410, 420
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200, 400, 410, 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200, 400, 410, 420.
Objetivos
- Compreender as potencialidades de metodologias ativas com recurso a tecnologias no desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI, previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais; - Trabalhar com tecnologias educativas com vista à promoção do sucesso escolar; - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias digitais com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens; - Usar as tecnologias digitais para uma imersão de uma avaliação para as aprendizagens, reguladora do processo de ensino e de aprendizagem.
Conteúdos
Módulo 1- Apresentação da oficina de formação e dos participantes formador/formandos. - Expectativas relativamente à formação (recurso à ferramenta Mentimeter). - Reflexão sobre as competências digitais dos docentes. -Discussão e debate sobre as principais diferenças entre a aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. - Construção do Portefólio individual/diário de formação com a ferramenta Padlet. Módulo 2 Apresentações Digitais Interativas - Explorar ferramentas digitais para apresentações interativas. - Introdução e exploração dos Suplementos do PowerPoint e do ClassPoint. - Demonstração prática dos suplementos do PowerPoint e do ClassPoint - Criação de exemplos de aplicação prática. Módulo 3 Inteligência Digital (IA) na Educação -Compreender os conceitos básicos de inteligência artificial (IA) e seu papel na educação. -Explorar as diversas aplicações da IA na sala de aula (ChatGPT, Copilot, Gamma;.Magicschool ). -Capacitar os professores para integrar eficazmente ferramentas de IA em suas práticas de ensino. - Criação de exemplos de aplicação prática. Módulo 4 - A gamificação no contexto educacional - Explorar estratégias para utilizar a gamificação como ferramenta de avaliação formativa ( Quizziz, Plickers, Google Forms ) - Sugestões de atividades gamificadas para desenvolver habilidades de autoregulação nos alunos. - Criação de exemplos de aplicação prática. Módulo 5 Apresentação e partilha dos trabalhos desenvolvidos pelos formandos. Reflexão crítica, individual sobre o impacto da implementação das atividades desenvolvidas. Avaliação da oficina de formação.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. A avaliação contínua será baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões (15%); - Diário de aprendizagem (15%); - Conteúdos produzidos (50%); - Relatório de Reflexão crítica (20%).
Bibliografia
Bates, A. (2015). Teaching in a Digital Age: Guidelines for designing teaching and learning. Obtido de http://tecfa.unige.ch/guides/e-books/Bates-Teaching-in-a-Digital-Age-compressed.pdfCardoso, J. R. (2013). O Professor do Futuro. Lisboa: Guerra e Paz.Perfil dos Alunos (2017). MEC. Acedido em 10/05/2024: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfMicrosoft. (2024). Microsoft Copilot. (April 11 version) [Large language model]. https://www.microsoft.com/copilotOpenAI. (2023). ChatGPT (April 1 version) [Large language model]. https://chat.openai.com/chat
Formador
Alzira Maria de Jesus Correia Gomes