A utilização da Plataforma Intuitivo na avaliação das aprendizagens turma T1
Apresentação
No sentido de dar cumprimento à implementação do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) e às prioridades estabelecidas para as bibliotecas escolares no presente ano letivo, os docentes das Equipas do PADDE e da Biblioteca Escolar vêm propor a realização de um conjunto de ações formativas, na modalidade de Ação de Curta Duração, com os objetivos de dar a conhecer recursos e ferramentas digitais e de formar os docentes na sua utilização, de modo a que estes os integrem nas suas práticas pedagógicas e os rentabilizem no trabalho com os alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
-Desenvolver nos educadores/docentes, competências digitais relacionadas com a utilização das ferramentas digitais em sala de aula diversificadas; -Sensibilizar os docentes para a utilização de ferramentas e recursos digitais de modo que estes os integrem na sua prática profissional e pedagógica, aplicando metodologias ativas e cumprimento/treino das competências digitais, necessárias a professores e alunos no século XXI; -Potenciar a utilização de recursos e ferramentas digitais integradas no currículo das diferentes áreas disciplinares, colocando os alunos não só como utilizadores, mas também como produtores de conteúdos; -Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso a tecnologia com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens.
Conteúdos
•Num primeiro momento, utilizando a ferramenta “Mentimeter”, os formandos são convidados a indicar qual ou quais as ferramentas que utilizam para questionários digitais/avaliação das aprendizagens, (ver resultados) •Apresentar as possibilidades de exercícios e construção de testes ou fichas de trabalho, bem como, as limitações atuais numa conta gratuita. •Construção passo a passo de diferentes tipologias de exercício (Preenchimento de lacunas de texto, legendar, verdadeiro ou falso, escolha múltipla, submissão de imagens, resposta longa e ordenar, categorias disponíveis até ao momento); •Construir de teste ou ficha com os diferentes tipos de exercícios do banco de recursos ou de autoria própria, evidenciando as limitaçôes da conta gratuita na criação de secções (3 secções), grupos {1 grupo), n° de questionários por cada registo de email; •Publicar o teste ou ficha de avaliação, apresentando as diferentes formas de partilhar com os alunos ou com os docentes num mesmo grupo; •Construir as versões físicas a partir da versão digital e posterior exportação (na conta gratuita apenas 1versão); •Limitação da conta gratuita — a ausência da possibilidade de feedback a cada aluno, nos diferentes exercícios; •Publicar correções, fazendo com que cada aluno receba link para aceder à resolução; •Exportar resoluções dos alunos, gerando uma pasta com pdf por aluno •Exportar notas, gerando grelha de excel para incorporação de dados em outras plataformas LMS, como por exemplo a Teams ou ferramentas de avaliação.
Anexo(s)
Formador
Maria de Fátima Macedo Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |