As potencialidades das plataformas Office 365 e E360 como auxílio na comunicação e organização do trabalho docente no Agrupamento turma T1
Apresentação
No sentido de dar cumprimento à implementação do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) e às prioridades estabelecidas para as bibliotecas escolares no presente ano letivo, os docentes das Equipas do PADDE e da Biblioteca Escolar vêm propor a realização de um conjunto de ações formativas, na modalidade de Açâo de Curta Duração, com os objetivos de dar a conhecer recursos e ferramentas digitais e de formar os docentes na sua utilização, de modo a que estes os integrem nas suas práticas pedagógicas e os rentabilizem no trabalho com os alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Desenvolver nos educadores/docentes, competências digitais relacionadas com a utilização das plataformas e suas aplicações, Office 365 e E360, em todo o trabalho organizacional no Agrupamento, nomeadamente na comunicação entre professor/aluno/Encarregado de educação; - Sensibilizar os docentes para a utilização de ferramentas e recursos digitais de modo que estes os integrem na sua prática profissional e pedagógica, aplicando metodologias ativas e cumprimento e treino das competências digitais, necessárias a professores e alunos no século XXI; - Potenciar a utilização de recursos e ferramentas digitais integradas no currículo das diferentes áreas disciplinares, colocando os alunos não só como utilizadores, mas também como produtores de conteúdos; - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso a tecnologia com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens; - Promover o trabalho colaborativo dentro de cada grupo disciplinar, com recurso preferencial à plataforma do Agrupamento - Office 365 e suas aplicações.
Conteúdos
- Apresentação das várias aplicações e funções inerentes às Plataformas Office 365 e E360. Office 365: - Outlook — Adiçâo de contactos, lista de Contactos; definições — assinatura, anular envio, anexar, pedido de confirmação de leitura de ema¡l, .., - Onedrive - partilha direta de ficheiros e pastas, como leitor/editor, restauro de uma das versões do histórico ou por envio de link em email, ... - Forms - construção de formulário com diferentes tipos de questões, adição de colaboradores, envio de respostas por link, c6di8o QR, por email,... - SharePoint — Divulgação dos vários “núcleos” já criados, nomeadamente o aceder a documentos estruturantes do Agrupamento; - Class Note Book - criação de separadores e distribuição de tarefas, partilha de um exemplo de caderno digital como complemento da desmaterialização dos manuais digitais; - Sway - Criação de um novo projeto, inserir imagens, texto, - White Board - apresentação de algumas funcionalidades, integrando o mesmo na videoconferência; - Teams — botões da videoconferência; marcação de reuniões; opções de reunião; adiçâo de membros, salas simultâneas, criação de tarefas com ou sem recurso a tarefas existentes, em simultâneo para mais que uma turma, calendarização ou atribuição na hora, construção de rubricas, exportação, importação de ficheiros CSV, ... E360: - Entrada na plataforma; - Registo de sumários componente letiva e não letiva; - Passo a passo nos procedimentos apenas como professor: Registo da falta da assiduidade dos alunos ou de algum comportamento menos próprio específico de um aluno, trabalho de casa ou outras observações da turma em geral; relatórios diário de aulas ou progresso de aulas; Registo de avaliação intercalar ou final de período, apreciação aluno a aluno; - Passo a passo nos procedimentos como Diretor de Turma ou Gestor de turma: justificação de faltas- unitária/em bloco; faltas de material conversão para falta de presença; validação das propostas de classificações, validação de pauta, relatório de assiduidade de um aluno para envio para o Encarregado de Educação;
Anexo(s)
Formador
Maria de Fátima Macedo Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-09-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 10-10-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |