Desenvolvimento de competências sociais e emocionais no âmbito da Educação Pré-escolar turma T1

Apresentação

1- Esta formação está organizada de forma a dar respostas integradas de acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar: Formação Pessoal e Social, Expressão/Comunicação e Conhecimento do Mundo. 2-A investigação refere que a vida emocional da criança é o trampolim de integração no mundo, visto que a sua evolução emocional é muito mais precoce do que a sua maturação mental, a educação das emoções deverá integrar os currículos destinados a estes destinatários. 3-A criança, na Educ. Pré-Escolar, é o sujeito da aprendizagem, tendo em conta o seu saber, as suas vivências, a sua cultura, de modo que a ação do educador seja complementar à ação educativa das famílias, através do estabelecimento de uma relação estreita com os pais/encarregados da educação, numa abordagem sistémica e ecológica. 4-Os educadores deverão criar um ambiente propício ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais como uma forma de prevenção para uma conduta antissocial, tentando minimizar a vulnerabilidade às disfunções. Estas competências, incluem a autoconsciência, o controlo dos impulsos, a empatia, a escolha de perspetiva, a cooperação, a resolução de conflitos, tornando-se ferramentas-chave quando a criança, mais tarde, for confrontada com situações geradoras de comportamentos de risco. 5-O uso de histórias em contexto escolar é um dos instrumentos pedagógicos privilegiados para promover o desenvolvimento socio cognitivo das crianças, favorecendo a linguagem mental e a compreensão da criança, sobre si e o mundo que a rodeia. Haverá um envolvimento das Bibliotecas Escolares, dado que é fundamental a articulação curricular, a transversalidade dos saberes e os cenários de aprendizagem integrados e inclusivos.

Destinatários

Educadoras/es de Infância (Grupo 100)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadoras/es de Infância (Grupo 100). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadoras/es de Infância (Grupo 100).

Objetivos

•. Desenvolver competências socio emocionais nas crianças; • Promover práticas educacionais positivas; • Envolver a comunidade educativa na promoção da literacia em saúde mental e emocional, numa perspetiva global, que potencie o desenvolvimento harmonioso do indivíduo. Reforçar fatores protetores: Pessoais – desenvolver a identidade, autonomia, autoestima/autoconceito, afetos, emoções, sentimentos, relações interpessoais, comunicação; Ambiente escolar - promover a participação, a cooperação, a solidariedade, a aprendizagem, a responsabilidade e a assertividade; Sociais/comunitários – criar condições para um maior envolvimento da comunidade e dos parceiros.

Conteúdos

Contextualização – Objetivos 3:00h Enquadramento Teórico: 4:00h - Comunicação - Emoções Básicas Exploração das histórias: 8:00h - “Uma dor de barriga” - “Adeus patitas” - “Um incêndio nas orelhas” - “O Marronco” - “Batucar”

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)

Bibliografia

Almeida, Leandro S., et al (1995). Provas psicológicas em Portugal. APPORT, Braga Bitti, Pio Ricci (1993). A Comunicação como processo social. Editorial EstampaCosta, Marta Lacerda (2015). A importância das histórias infantis na educação pré-escolar e no desenvolvimento emocional e social em crianças. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra.Gaspar, Maria Filomena (in press/2011). Educação parental e prevenção do risco na infância: resposta milagre ou desafio incitador? In A. Almeida et al (Eds) Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas. Almedina, CoimbraMinistério da Educação. (1997). Lei Quadro da Educação Pré-Escolar. Lei nº 5/97. Lisboa: Diário da República 34/97 - SÉRIE I-A.Ministério da Educação. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Plano Nacional de Saúde Escolar (PNSE)

Formador

Agostinha Barroco Dionisio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-02-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:30 3:30 Presencial
2 06-03-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:30 3:30 Presencial
3 08-05-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
4 05-06-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 28-02-2024
Fim: 05-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122892/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: AE Tenente Coronel Adão Carrapatoso-V. N. de Foz Côa