No trilho do Património do meu Km2 turma T1

Apresentação

A valorização da componente local do currículo assume um papel determinante na gestão curricular e na promoção de projetos interdisciplinares e transdisciplinares. Neste contexto, junto da comunidade escolar, dar a conhecer o património local da vila de Penedono, os seus arredores, onde se inclui os trilhos dos sefarditas em Penedono, constitui a base de trabalho para esta ação de curta duração dirigida a professores de diferentes ciclos de ensino e grupos disciplinares. Esta ação terá duas etapas: A primeira etapa integra uma visita de estudo ao coração da Vila de Penedono onde se ergue o seu castelo, erguido muito antes do nascimento de Portugal; a riqueza patrimonial de Penedono leva- nos a conhecer parte do vasto património religioso e civil, nomeadamente a Igreja Matriz de S. Pedro; Capelas: S. Salvador; Sta. Bárbara; Sta. Luzia ou o Dólmen/Capela da Sra. do Monte (Penela da Beira); faremos ainda uma visita ao Centro de Artesanato da Beselga, onde se trabalha a junça e ao Centro de Interpretação de Penedono. Na segunda parte, criar-se-á um espaço de reflexão que propicie a capacitação dos docentes, para o desenvolvimento de Domínios de Autonomia Curricular (DAC), no âmbito da temática supra exposta, através do poder educativo das artes e dos patrimónios. Assim, pretende-se desenvolver um planeamento curricular que facilite a integração de saberes e promova aprendizagens significativas, para todos os alunos, desenvolvendo nestes a autonomia, o espírito crítico, a criatividade, adotando práticas pedagógicas capazes de promover uma maior implicação dos alunos nas aprendizagens a realizar, como sendo a metodologia de projeto, o trabalho prático e experimental; atividades cooperativas de aprendizagem. Este planeamento possibilitará diferentes abordagens a temas que possam ser explorados, articuladamente, entre várias disciplinas, criando espaços de liberdade para a construção pessoal e coletiva: lugares e tempos de questionamento e abertura, mobilizando saberes em ação e o desenvolvimento das competências no âmbito do Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

I - Conhecer o património cultural de Penedono; II- Refletir sobre a importância da implementação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) no contexto da legislação em vigor; III - Operacionalizar /planificar DAC, em equipas multidisciplinares, recorrendo às áreas artísticas e aos patrimónios como suporte de aprendizagens; IV - Partilhar boas práticas de trabalhos em DAC.

Conteúdos

- Conhecimento dos diferentes espaços visitados; - A importância da implementação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) no contexto da legislação em vigor; - Princípios para a planificação e concretização de DAC; - O poder educativo das artes e dos patrimónios como facilitador dos trabalhos em DAC; - Metodologias ativas e aprendizagem cooperativa no trabalho a desenvolver

Observações

Docentes de todos os grupos de recrutamento do Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, O Magriço

Formador

Dina Maria de Oliveira Soares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-09-2023 (Quinta-feira) 10:00 - 11:00 1:00 Presencial
2 07-09-2023 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 07-09-2023
Fim: 07-09-2023
Acreditação: CFAEDT-ACD 2023/02
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Penedono